Informações


Boletim PSIFAVI
Sistema de Psicofarmacovigilância

Número 09 Nov-Dez/2000 - Jan/2001

CEBRID
Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

E-mail
E-mail

A seguir apresentamos algumas RAMPs que nos foram enviadas:

6. Síndrome de Pânico e hipertensão com Sibutramina:
RAMP 21.880 enviada por médica neuropsiquiatra da cidade de Marília - São Paulo.

Reação adversa em paciente do sexo masculino 30 anos de idade, 110 quilos, sendo a sibutramina (Reductil®), 10 mg/dia, administrada de 03/11/99 até 10/12/99. O paciente vinha também recebendo enalapril (Renitec®), para hipertensão. Relato da RAMP:

"Paciente sem quadro anterior de depressão e ansiedade apresentou, após 30 dias de Reductil® crises de pânico, com subida da PA até 230x130 e taquicardia importante. Foi internado várias vezes, inclusive no INCOR SP e submetido à extensa investigação cardiológica até o diagnóstico. O paciente não aceitou reintroduzir a medicação. Atualmente bem com clomipramina 37,5 + alprazolam 3mg + Atenolol 25mg".

O Laboratório Knoll informou que esta reação adversa ainda não consta da bula e que: "Antes de seu lançamento, a sibutramina foi estudada em mais de 4000 indivíduos, não havendo relato de Síndrome do Pânico como reação adversa.

Em novembro de 1997 a sibutramina foi lançada comercialmente no México e, logo após (Fev 98), nos EUA. Desde então a sibutramina vem sendo comercializada em 18 países, estimando-se que mais de 3 milhões de pacientes já tenham sido expostos ao medicamento. Deste universo, o Departamento de Drug Safety da Knoll AG recebeu 12 relatos de casos de Síndrome do Pânico, sendo 1 caso relatado por Profissional de Saúde e 11 casos relatados por consumidores. No Brasil, a Knoll Ltda recebeu apenas este reporte de Síndrome do Pânico."

 


Voltar para página inicial

Última atualização:

Departamento de Psicobiologia - Unifesp/EPM

Contato: cebrid@psicobio.epm.br