Informações


Boletim PSIFAVI
Sistema de Psicofarmacovigilância

Número 05 Novembro 1999

CEBRID
Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

E-mail
E-mail

Acontece(eu) no Exterior

ANTIDEPRESSIVOS

10. Decida Você! Síndrome de Descontinuação ou Síndrome de Abstinência:
Benazzi, F. – Sertraline Discontinuation Syndrome presenting with Severe Depression and Compulsions. Biological Psychiatry 43: 929-930, 1998.

Mulher de 57 anos passou a receber sertralina, 50 mg/dia, com a qual obteve alívio total da depressão maior e desordem do pânico (DSM-IV). Dez meses mais tarde a sertralina foi lentamente retirada para verificar se a melhora persistiria após a suspensão do medicamento. Dois dias após sertralina 12,5 mg/dia a paciente passa a apresentar ansiedade, irritabilidade , freqüentemente lavava e limpava as mãos (o que nunca fez no passado), hipersensibilidade à luz/som, insônia, náusea e dor de cabeça. A sintomatologia piorou e dois dias mais tarde passa a apresentar humor deprimido, fadiga, apatia (passava muitas horas na cama), ruminações pessimísticas e de culpa, perda do apetite, dificuldade em concentrar-se e ideação suicida numa intensidade nunca sentida no passado.

Sertralina 25 mg/dia foi restabelecida e a paciente teve todos os sintomas diminuidos ao fim de dois dias e desapareceram em uma semana.

Nota: O PSIFAVI chama atenção que o Autor do trabalho denomina o quadro acima de Síndrome de Descontinuação.

 


Voltar para página inicial

Última atualização:

Departamento de Psicobiologia - Unifesp/EPM

Contato: cebrid@psicobio.epm.br